saímos assim para o frio da noite. antes de qualquer outro movimento abotoo a gabardine até ao queixo e faço uma dobra complicada no lenço por cima dela. puxo-te o fecho do casaco até cima enquanto ajeitas melhor o teu cachecol. ficamos parados por uns segundos até que me decido. vem comigo. vou mostrar-te a minha infância. no silêncio do escuro só se ouvem os meus passos pelas ruas que conheço há mais dias do que os que já vivi. e tu a meu lado pé com pé, mão com mão. a noite entra-nos em humidade pelos poros. e nós diluimo-nos nela em baforadas de ar quente. virar à esquerda. à esquerda. depois à direita. os paralelos da entrada da rua sempre saídos. já é feitio. da esquina aponto-te aquela casa grande. as portas cor de morango maduro. e como se intuísses algo moves-me dois milímetros para mais perto de ti. em dez passadas estamos lá. digo-te que deixei uma parte de mim naquela casa. num certo dia de um certo mês de um certo ano. aponto para as duas janelas mais próximas de nós. a sala. e vejo os vidros embaciados. como se houvesse vida lá dentro. ou a casa respirasse por si. rodo um bocadinho para a direita e digo baixinho [ainda não sei como conseguiste ouvir] ali é o pátio. e no silêncio da rua ia jurar ter ouvido um clac. o trinco. um rrrrrr. a abrir devagarinho. e sinto que me abandonam as palavras. olho de uma ponta à outra da rua. uma eternidade num segundo. e de novo em frente. e sinto as palavras a afastarem-se cada vez mais. respiro fundo. e tu abraças-me mais forte. viro os meus passos para o início da rua. e tu demoras por uns segundos os teus, silenciosos. a tentar perceber se tinha ficado mais um bocadinho de mim naquela casa. ou se tinha vindo mais um bocadinho dela em mim.

- faz hoje 5 meses, vó. e nunca vou deixar de ter saudades tuas.
- thank you for being there with me, in this stroll down memory lane.
- thank you for being there with me, in this stroll down memory lane.
Comentários
sim, volto. e também sonho muitas vezes acordada.
@Rapunzel
:)) eu também. daqueles, sabes? :)
@M
eu vou tentando, menina :)
@diana
é especial, diana. pra mim é se calhar o lugar mais especial de todos :)
beijinhos pra todas
*
:) a foto é da rua que descrevo. é em Ílhavo. a que vai ser sempre a "minha rua", a rua das minhas férias de verão, que é muito mais a rua símbolo da infância por não ser a de todos os dias mas a dos dias longos, das noites quentes, das férias grandes, da família...acredito que te faça falta. é com esta rua e com esta casa que sonho, como respondia ali à MS. e tu sonhas com qual? :)
**
Ainda bem que acarinhas as tuas memórias, obrigada por as partilhares de modo tão bonito. Ajudas-me a estar em casa, também.
Beijo (já disse que vou a Portugal, já, já??) :)
sei, essas memórias. que arrepiam. por serem as minhas tão parecidas com as tuas parecidas com as minhas :) eu é que agradeço as tuas palavras.
ainda não tinhas dito, menina, mas desta vez vais-me aturar :D
beijo
@Paulo
real. sempre. ainda bem que o lês assim. escrevo o que sinto o que escrevo :)